PLANIFICAÇÃO – MÉDIO PRAZOPRAZO


Competências

Conteúdos Programáticos

Sugestões
metodológicas Estratégias

Recursos

Avaliação

Tempos
Letivos

 

 

Unidade de trabalho 1

Módulo 1

- Desenvolver a capacidade de representação e de expressão através do desenho, de técnicas e materiais e da criatividade

 

 

 

 

Módulo 2

- Identificar
e distinguir os elementos básicos da linguagem visual

-Analisar e
registar a forma utilizando diferentes registos gráficos

- Reconhecer
e utilizar elementos visuais na

comunicação

 

Módulo 3

-Inferir a
importância da imagem na Comunicação Visual no Mundo atual.

Interpretar
códigos de Comunicação Visual

- Reconhecer e utilizar elementos
visuais na comunicação

 

 

 

 

- LINGUAGEM E
GRAMÁTICA VISUAL

Elementos
visuais na Comunicação

Noção de elementos visuais

Ponto

Linha

Plano

Volume

Cor

Claro/escuro

Textura

Técnicas e materiais

 

- PERCEPÇÂO
VISUAL

Ver e perceber

A Visão

A Perceção

Relação
mente/corpo

 

- COMUNICAÇÃO
VISUAL

. A inter-relação do Homem e a necessidade de comunicar

. Comunicação
e linguagem (verbal e não verbal)

. Formas de comunicação visual

- Código

- Lettering

Apresentação do programa anual Diálogo com os alunosProposta de elaboração de um Diário Gráfico(Proposta de colaboração com ET)Teste diagnóstico

Informação
de conteúdos utilizando como suporte apresentação em PowerPoint

 

 

 

Exercícios práticos para aplicação
de conhecimentos adquiridos

 

 

 

Informação de conteúdo utilizando como suporte apresentação em PowerPoint

Fichas informativas

Proposta de criação de portfólio ou
capa para guardar trabalhos

Papel cavalinho, lápis de grafite e lápis de cor

 

PowerPoint

Projetor

 

 

 

 

 

Lápis de
grafitefiferentes graduações, lápis de cor, marcadores,

Papel
cavalinho formato A3

 

 

PowerPoint

Projetor

 

 

 

 

 

 

 

 

Observação direta;

-Empenho

-Autonomia

-Sentido de cooperação no grupo

Utilização correta das técnicas/materiais

Etapas do trabalho

Produto final

Auto-avaliação

Hetero- avaliação

 

1º Período

1 BLOCO DE 90 MIN

3

BLOCOS

90 MIN

 

 

 

4

BLOCOS

90 MIN

 

 

 

 

4

BLOCOS

90 MIN

 

Unidade de trabalho 2

Módulo 4

Fazer o levantamento gráfico (com lápis, esferográfica, carvão,
guaches, marcadores …) no envolvimento

(equipamento,
habitação, paisagem, atividades,
pessoas, etc.)

 

Conhecer e dominar um conjunto de
técnicas e materiais e ser capaz de os aplicar com correcção na
representação, na comunicação e na expressão

 

Módulo 5

- Identificar
cores primárias, secundárias, frias, quentes e síntese subtrativa

- Utilizar a cor com
criatividade

- Identificar, registar e aplicar texturas e estruturas diferenciadas

- Representar o espaço utilizado, isoladamente ou de modo integrado, as sobreposições, variações de dimensão,
de cor e de claro-escuro ou as gradações de
nitidez

REPRESENTAÇÃO
E EXPRESSÃO
DESENHO DE
OBSERVAÇÃO

Representação
do espaço

. Objectos e
espaços envolventes

. Perceção do
espaço

– sobreposição

– dimensão

– cor

– claro/escuro

– gradação de nitidez

 

 

- A COR

Síntese subtrativa

Síntese aditiva

Harmonias cromáticas

Cores complementares

Gradações de tonalidade

Conceito de claro/escuro

TEXTURAS

Criação de texturas por diversos processos técnicos

ESPAÇO

Processos de
Representação

Desenho de observação de formas e espaços diversificados

 

 

 

 

 

 

 

 

Informação de conteúdo

utilizando como suporte apresentação em PowerPoint

 

Fichas
Informativas
Diálogo
prof/aluno

Papel cavalinho

Lápis de grafite

Imagem

Fotografia

Esferográfica

Marcadores

Lapiseira
utilizando minas de grafite com diferentes graus de dureza

 

PowerPoint

Projetor

Computador

Guaches

Pincéis

Paleta

Recipientes

Pano de limpeza

Observação direta;-Empenho

-Autonomia

-Sentido de cooperação no grupo

Utilização correta das técnicas/materiais

Etapas do trabalho

Produto final

Auto-avaliação

Hetero- avaliação

2º Período

5 BLOCOS

90 MIN

 

 

 

 

 

 

 

 

6 BLOCOS

90 MIN

 

 

Unidade de trabalho 3

Módulo 6

- Compreender
a importância do desenho rigoroso em determinados tipos de representação.

- Conhecer e
aplicar as técnicas básicas do desenho rigoroso na geometria plana.

 

- Utilizar corretamente as construções geométricas

 

 

Módulo 7

- Criar padrões através do módulo

-Saber utilizar o computador como meio de trabalho complementar

 

 

Módulo 8

- Reconhecer
a importância das imagens ( publicidade

comercial, social, política, religiosa, etc. ) no comportamento
das pessoas

-Aplicar regras de composição visual

- DESENHO
RIGOROSO
GEOMETRIA NO
PLANO

. Ponto, linha, reta e segmento de reta.

. Ângulos

. Circunferência

. Círculo

. Polígonos

. Divisão da
circunferência e polígonos inscritos

. Construção
de polígonos regulares

 

- ESTRUTURAS

Naturais

Artificiais.

Bi e tridimensionais

Módulo e padrão

Malhas de estrutura modular

 

COMUNICAÇÃO VISUAL

Movimento real e aparente

Sequência de imagens

Equilíbrio visual

Noção de peso visual

 

Representação Técnica e Expressão do Desenho Rigoroso – GEOMETRIA
- Realização de uma composição geométrica: aplicação da geometria plana na representação de formas simples

Diálogo sistemático pertinente individual,
em grupo ou coletivo como forma de acompanhar o desenvolvimento das atividades

 

 

A definir

 

 

A definir

Papel
cavalinho formato A3
Lápis de grafite

Régua

Esquadro

Compasso

Transferidor

Quadro
branco

 

 

 

 

 

 

Diálogo
prof/alunos

Papel
cavalinho

Lápis
de grafite

Imagem

Fotografia

Imagem
digitalizada

Quadro branco

 

Utilização correta das técnicas/materiais

Etapas do trabalho

Produto final

Auto-avaliação

Hetero- avaliação

 

Observação direta;

-Empenho

-Criatividade

-Autonomia

-sentido de cooperação no grupo

Utilização correta das técnicas/materiais

Etapas do trabalho

Produto final

Auto-avaliação

Hetero- avalia

3º Período

3

BLOCOS

90 MIN

 

 

 

 

 

 

 

3

BLOCOS

90
MIN

 

 

 

 

 

3

BLOCOS

90
MIN

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s